Fundação BIAL abre candidaturas para Apoios à Investigação Científica

Com o objetivo de incentivar o estudo científico do ser humano, tanto do ponto de vista físico como espiritual, a Fundação BIAL abre um novo concurso de Apoios à Investigação Científica nas áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia.

O regulamento e a documentação do concurso estão disponíveis aqui. As candidaturas vão estar abertas até 31 de agosto de 2024.

Na edição de 2024/2025, o montante máximo do apoio é de 60 mil euros por projeto. O valor atribuído a cada projeto será determinado pela Fundação BIAL, em função das necessidades do projeto de investigação objeto de candidatura.

A Fundação BIAL tem desenvolvido uma relação de proximidade com a comunidade científica, primeiro em Portugal e, depois, no mundo. “Temos muito gosto em ter realizado nos últimos 30 anos um continuado apoio à investigação em ciências da saúde e, sobretudo, nas áreas das neurociências e da parapsicologia, aproximando-as entre si. É nosso objetivo continuar a estimular a boa produção científica que resulte em benefício para as pessoas, quer em conhecimento, quer em ganhos para a saúde”, refere o presidente da Fundação BIAL, Luís Portela.

No total, nas 15 edições já realizadas, a Fundação aprovou para financiamento 865 projetos de 1702 investigadores provenientes de 30 países. Destes projetos, 847 foram apoiados e resultaram até à data na publicação de 2457 artigos, dos quais 1957 em revistas indexadas, e 1718 em revistas com um fator de impacto médio de 4.2 e 383 em revistas com um fator de impacto igual ou superior a 5. Em fevereiro de 2024 foi contabilizado um número substancial de citações (45.764), sendo que 591 publicações foram citadas mais de 20 vezes.