Programa de Apoios de Investigação Científica

Apoios à Investigação Científica -
2022/2023

Tendo como objetivo incentivar a investigação centrada no ser humano saudável, tanto do ponto de vista físico como espiritual, nomeadamente em áreas ainda pouco exploradas mas suscetíveis de profunda análise científica, a Fundação BIAL abre agora uma nova edição do programa de Apoios Financeiros a Projetos de Investigação Científica com as seguintes características:

1. Objeto e finalidade - Serão contempladas neste Programa apenas as áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia. Os objetivos a atingir pelos candidatos serão determinados pelo Projeto de Investigação submetido a candidatura.

2. Destinatários - Poderão concorrer investigadores científicos, individualmente ou em grupo, exceto os colaboradores da Fundação BIAL e de qualquer uma das sociedades que integrem o Grupo BIAL. Os atuais Beneficiários de Apoio (investigador principal ou co-investigador principal) da Fundação BIAL também poderão concorrer; contudo, apenas poderão usufruir do apoio financeiro ao abrigo do Programa após conclusão com sucesso dos trabalhos compreendidos no âmbito de apoio anteriormente concedido.

3. Duração e início - A duração total dos Apoios Financeiros no âmbito do Programa não pode exceder 3 anos e o seu início deve ocorrer entre 1 de janeiro e 31 de outubro de 2023.

4. Valor total e periodicidade dos pagamentos - As candidaturas aprovadas beneficiarão de Apoios Financeiros de valor total até €60 000 (sessenta mil euros). O valor concreto, será livremente determinado pela Fundação BIAL, de acordo com o seu exclusivo critério, em função das necessidades do Projeto de Investigação objeto de candidatura. O Apoio Financeiro atribuído a cada Projeto de Investigação deve ser entendido como um valor máximo, a pagar pela Fundação BIAL depois de verificados os documentos de despesa submetidos, nos termos previstos no Regulamento. Os pagamentos serão efetuados com periodicidade anual ou semestral a definir em função da calendarização do Projeto de Investigação.

5. Candidaturas - As candidaturas, elaboradas em língua inglesa e de acordo com o Regulamento dos Apoios Financeiros a Projetos de Investigação Científica da Fundação BIAL, devem ser submetidas até 31 de agosto de 2022 através da Plataforma de Gestão de Apoios (BF-GMS). Não serão admitidas candidaturas respeitantes a:
a) Projetos de Modelos Clínicos ou Experimentais de Patologias Humanas e Terapêutica.
b) Projetos que tenham como principal âmbito o comportamento alimentar, o comportamento sexual, o exercício físico ou neurociência fundamental.

6. Avaliação das candidaturas e comunicação da decisão - As candidaturas serão avaliadas pelo Conselho Científico da Fundação BIAL. A decisão será comunicada aos candidatos no prazo de 4 meses a contar do termo do prazo para apresentação das mesmas.

7. Regulamentação aplicável - A apresentação de candidatura implica e pressupõe a plena aceitação pelo candidato do Regulamento dos Apoios Financeiros a Projetos de Investigação Científica da Fundação BIAL, pelo qual se rege a presente edição.

A Fundação BIAL reserva-se o direito de recusar a candidatura de anteriores Beneficiários de Apoio que tenham de forma reiterada violado as suas obrigações legais e contratuais.

O Regulamento dos Apoios Financeiros a Projetos de Investigação Científica da Fundação BIAL pode ser obtido abaixo:

Plataforma de Gestão de Apoios

A Plataforma de Gestão de Apoios da Fundação BIAL (BF-GMS) é a designação genérica para o sistema de gestão de apoios da Fundação nas suas componentes de acesso reservado. A BF-GMS fornece funcionalidades aos investigadores e avaliadores envolvidos no sistema de Apoios de Investigação Científica.

Neste espaço poderá registar-se, preencher o seu perfil, criar e submeter novas candidaturas – quando estiver aberto um novo programa de apoios financeiros -, bem como gerir os projetos apoiados a partir de 2014 - por exemplo, apresentar relatórios de progresso/finais científicos e financeiros.

Para usufruir de todas as funcionalidades do sistema deverá começar por se registar através do link abaixo. Depois de se registar encontrará instruções (PDFs) que o ajudarão a navegar nesta plataforma.

Relembramos que apenas poderá possuir um registo na plataforma. Se se esqueceu dos seus códigos de acesso deverá utilizar a ferramenta de recuperação que colocamos ao seu dispor.

Em caso de alguma dúvida/questão p.f. contactar: fundacao@bial.com ou +351 229 866 150.

Criado em 1994 pela Fundação BIAL, o sistema de Apoios à Investigação Científica, tem como objetivo incentivar a investigação centrada sobre o ser humano saudável, nomeadamente em áreas ainda pouco exploradas mas suscetíveis de profunda análise científica, como é o caso da Psicofisiologia e da Parapsicologia.

Desde a sua criação, as candidaturas ao sistema de apoio têm vindo a aumentar sucessivamente. Até ao momento a Fundação já apoiou um total de 775 projetos de mais de 1600 investigadores, provenientes de 29 países.

As candidaturas aprovadas beneficiarão de apoios até ao montante máximo de 60 mil euros, determinado, em função das características de cada projeto, pelos membros do Conselho Científico, a quem cabe analisá-las.

Desde 1994 até março de 2022, o trabalho financiado pela Fundação BIAL resultou na publicação de 2075 artigos, dos quais 1606 em revistas indexadas (no Scopus ou Web of Science) e 1361 em revistas com fator de impacto. Quase metade dos artigos foram publicados em revistas pertencentes ao primeiro quartil (Q1) na sua respetiva área científica. Até março de 2022, 1430 artigos foram citados, em média, 23 vezes.

Entre os investigadores apoiados pela Fundação destacam-se prestigiados cientistas de algumas das mais notáveis universidades inglesas, norte-americanas, alemãs, francesas, australianas, russas, espanholas e japonesas, entre muitas outras.

Testemunhos sobre alguns Projetos Apoiados

Poderá encontrar abaixo testemunhos de investigadores apoiados

Anna Ciaunica

Estranged from oneself, estranged from the others

Dean Radin

Psi, nonlocality and entangled photons

Julie Beischel

Correlating accurate intuition with learning styles and sensory modality preferences

Christine Simmonds-Moore

Correlates and nature of subjective apparitional experiences

Marilyn Schlitz

The role of beliefs in psi in a precognition study

Stephen Badham

Age-related changes in brain activity

Sofia Machado

Producing a Near- Death Experience like through hypnosis

Clara Pretus

A neuroimaging study of religious and nationalist radicals

Arnaud Delorme

A study about anomalous psychological phenomena

Nicholas Furl

Brain encoding of the distinctive movements of facial expressions

Thilo Hinterberger

Etzel Cardeña

Alterations of consciousness

Números e Estatísticas

Ao longo das várias edições já realizadas, o reconhecimento dos Apoios à Investigação Científica da Fundação BIAL tem sido crescente. No primeiro concurso de Apoios, em 1994, a Fundação BIAL recebeu um total de 48 trabalhos candidatos, tendo apoiado 10 projetos.

Desde então, o número de candidaturas tem aumentado expressivamente, tendo, na última edição de 2020, sido recebidos 395 projetos de investigação, envolvendo 1102 investigadores, dos quais 84 projetos foram financiados. O gráfico abaixo ilustra a percentagem de projetos apoiados em função do número total de candidaturas recebidas em cada edição.

No total, nas 14 edições já realizadas, foram apoiados 775 projetos de investigação, envolvendo 1624 investigadores de 29 países. Os projetos apoiados equivalem a 26% do total de candidaturas, dividindo-se pelas áreas da Psicofisiologia (51%), da Parapsicologia (31%) e englobando as duas áreas (18%).

Reflexo da notoriedade crescente da Fundação BIAL no apoio à investigação em psicofisiologia e parapsicologia junto da comunidade científica internacional, os números mais expressivos de candidaturas, para além de Portugal, surgem do Reino Unido, dos EUA e da Itália.

Desde 1994 até maio de 2021, o trabalho financiado pela Fundação BIAL resultou na publicação de 1865 artigos em revistas indexadas (no Scopus ou Web of Science), dos quais 1494 em revistas com um fator de impacto médio de 3.8 e 242 em revistas com um fator de impacto superior a 5. Até maio de 2021 foi contabilizado um número substancial de citações (27.578), sendo que 3678 publicações foram citadas mais de 20 vezes.

Globalmente, entre artigos científicos, participações em livros, resumos de congressos e teses de mestrado e de doutoramento, os investigadores apoiados pela Fundação BIAL produziram 3010 publicações.

Um estudo conduzido por Cordeiro, Marinho, Guedes e Sousa, apresentado no 13º Simpósio da Fundação BIAL, que decorreu no Porto entre 6 e 9 de abril de 2022, evidencia a dinâmica do número de publicações desde o início do financiamento de projetos pela Fundação até março de 2022 e pode ser consultado no seguinte link. A Fundação BIAL também dispõe de uma base de dados a que a comunidade científica e o público em geral pode ter acesso aqui.

Projetos apoiados