Fundação BIAL abre novo concurso para Apoios na área das neurociências

Financiamento atribuído varia entre os 5 e os 50 mil euros por projeto

O presidente da Fundação BIAL, Luís Portela, anunciou a abertura de um novo programa de Apoios Financeiros a Projetos de Investigação Científica na área das neurociências.

O anúncio foi feito durante o 12º Simpósio da Fundação BIAL “Aquém e Além do Cérebro”, que decorre no Porto, na Casa do Médico, até amanhã.

Com candidaturas abertas até 31 de agosto, este novo concurso de apoios irá financiar projetos com duração máxima de três anos com montantes compreendidos entre os 5.000 e os 50.000 euros, determinado em função das características de cada projeto. As candidaturas serão avaliadas pelo Conselho Científico da Fundação BIAL.

Luís Portela sublinha que “os apoios, à semelhança das edições anteriores, destinam-se a projetos de investigação em psicofisiologia e parapsicologia que não se debrucem sobre patologias ou terapêuticas. O objetivo da Fundação BIAL é incentivar a investigação centrada sobre o ser humano saudável, em todas as suas vertentes.”

O presidente da Fundação aludiu ainda aos 40 trabalhos expostos e apresentados pelos investigadores apoiados durante o encontro que está a decorrer na Casa do Médico, realçando “a qualidade dos projetos e a progressão evidente dos trabalhos que têm sido financiados, o que nos deixa especialmente realizados nesta nossa missão”.

Desde a sua criação, as candidaturas ao programa de apoios têm vindo a aumentar sucessivamente. Até ao momento, a Fundação já apoiou um total de 614 projetos de mais de 1.350 investigadores de 25 países. Até março de 2018, o trabalho financiado pela Fundação BIAL resultou na publicação de 910 artigos em revistas indexadas.

Os trabalhos apoiados estão todos disponíveis num centro de documentação criado pela Fundação Bial e numa base de dados online.

Os Simpósios “Aquém e Além do Cérebro” realizam-se desde 1996 e reúnem, de dois em dois anos, os investigadores apoiados pela Fundação BIAL e grandes nomes das neurociências a nível mundial.

Fundação BIAL abre novo concurso para Apoios na área das neurociências