Cerimónia de inauguração da exposição itinerante que assinala 25 anos da Fundação BIAL

O 25º aniversário da Fundação BIAL vai ser assinalado com uma exposição itinerante, Fundação BIAL - 25 Anos, que mostra o trabalho desenvolvido desde 1994.

Decorreu a 8 de outubro, pelas 11h30, no ICBAS – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, a inauguração da exposição Fundação BIAL – 25 Anos.

A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Economia, Dr. João Neves, do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Francisco Ramos, e de diversas personalidades, entre as quais o Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, Prof. António Fontaínhas Fernandes, o Reitor da Universidade do Porto, Prof. António Sousa Pereira, o diretor do ICBAS, Prof. Henrique Cyrne Carvalho e o curador da exposição, Prof. Daniel Bessa.

Até ao final de 2020, a exposição irá percorrer vários locais de norte a sul do país, nomeadamente todas as faculdades de medicina portuguesas, bem como algumas instituições europeias e norte-americanas.

Atribuição de Prémios, concursos de Apoios Financeiros a Projetos de Investigação Científica e os Simpósios “Aquém e Além do Cérebro” são as três áreas de atuação daquela que parece ter sido a primeira instituição mecenática portuguesa de carácter privado a dedicar-se às ciências médicas.

Na exposição será possível constatar como a história da Fundação se construiu e se cruza com a evolução da investigação médica e científica não só em Portugal, mas também no mundo.

No âmbito dos Apoios Financeiros a Projetos de Investigação Científica são já 692 os trabalhos financiados pela Fundação BIAL, envolvendo perto de 1500 investigadores provenientes de 25 países. O Reino Unido é o país com mais projetos apoiados (202), seguindo-se Portugal (163) e os EUA (111).

O Prémio BIAL de Medicina Clínica já recebeu 672 candidaturas de cerca de 1700 médicos, cientistas e investigadores de 20 países. Foram distinguidos 276 investigadores, autores das 102 obras premiadas sobre algumas das doenças mais prevalentes e com maior impacto na saúde e na sociedade, caso da diabetes, cancro, Alzheimer, doenças cardiovasculares e reumáticas.

O presidente da Fundação BIAL, Luís Portela, recorda que “quando decidimos criar a Fundação, juntamente com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, decidimos fazer diferente. Assumimos a gestão do Prémio BIAL, criado em 1984 pelos Laboratórios BIAL, apoiando desta forma as ciências médicas e, sem preconceitos, escolhemos financiar a investigação nas áreas da psicofisiologia e da parapsicologia. Já em 2018, fruto da evolução a que assistimos na medicina e na ciência, decidimos criar o BIAL Award in Biomedicine, um prémio internacional com primeira edição em 2019. É já um caminho longo, assente numa estratégia que considero se revelou profícua”.

Consulte o calendário da exposição.