Apoios à Investigação Científica: candidaturas até 31 de agosto

Com o objetivo de incentivar o estudo científico do ser humano, tanto do ponto de vista físico como espiritual, a Fundação BIAL abre um novo concurso de Apoios Financeiros a Projetos de Investigação Científica nas áreas da psicofisiologia e da parapsicologia.

O regulamento e a documentação do concurso estão disponíveis aqui. As candidaturas vão estar abertas até 31 de agosto de 2022.

A edição de 2022/2023 regista um aumento de 10 mil euros, passando o montante máximo do apoio para 60 mil euros por projeto. O valor atribuído a cada projeto será determinado pela Fundação BIAL, em função das necessidades do projeto de investigação objeto de candidatura.

Ao longo dos anos, a Fundação BIAL tem desenvolvido uma relação de proximidade com a comunidade científica, primeiro em Portugal e, depois, no mundo. “Ao apoiar a investigação internacional na área das Neurociências, pretendemos estimular descobertas que beneficiem as pessoas, proporcionando mais saúde e permitindo alcançar novos patamares no conhecimento”, refere o presidente da Fundação BIAL, Luís Portela.

Desde a sua criação, o sistema de apoios à investigação científica já apoiou um total de 775 projetos de 1624 investigadores, provenientes de 29 países de vários continentes.

Os trabalhos financiados pela Fundação BIAL, desde 1994 até julho de 2022, resultaram na publicação de 2036 artigos, dos quais 1632 em revistas indexadas (no Scopus ou Web of Science) e 1404 em revistas com fator de impacto. Quase metade dos artigos foram publicados em revistas pertencentes ao primeiro quartil (Q1) na sua respetiva área científica. Até julho de 2022, 1472 artigos foram citados, em média, 24 vezes.