Rui Costa

“A Fundação BIAL tem sido transformadora para a ciência biomédica em todo o mundo. A Fundação BIAL tem apoiado investigadores ao longo dos seus percursos de carreira, com prémios para jovens investigadores até ao reconhecimento de investigadores seniores pelo seu trabalho inovador!”

Rui Costa é o Presidente e CEO do Allen Institute. Desenvolveu os seus estudos de doutoramento com o Dr. Alcino Silva na UCLA e de pós-doutoramento com o Dr. Miguel Nicolelis na Duke University.

Tornou-se chefe de secção do National Institutes of Health em 2006, investigador do Champalimaud Neuroscience Program em 2009, professor da Universidade de Columbia em 2016.

Foi co-diretor da Champalimaud Research e diretor/CEO do Zuckerman Mind Brain Behavior Institute da Universidade de Columbia.

Rui Costa é membro eleito da EMBO e da Academia Nacional de Medicina. O seu laboratório desenvolve e usa abordagens genéticas, eletrofisiológicas, óticas e comportamentais para investigar como o cérebro controla o comportamento de forma adaptativa.

Recebeu vários prémios, como a Medalha Ariëns Kappers da Royal Netherlands Academy of Arts and Sciences, o Pioneer Award do Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NIH) e o Mina Bissell Award, e foi condecorado Cavaleiro Comendador da Ordem de Sant'Iago da Espada pelo Presidente de Portugal.

Rui Costa