Axel Cleeremans

“A Fundação BIAL destaca-se pela defesa da investigação básica movida pela curiosidade. Os cientistas que a Fundação apoia têm a oportunidade de explorar os limites do panorama da investigação com a liberdade necessária para o avanço do conhecimento.”

Axel Cleeremans é Diretor de Investigação do Fonds de la Recherche Scientifique (FRS-FNRS) e professor de Psicologia Cognitiva na Université libre de Bruxelles (ULB), onde dirige o Grupo Consciousness, Cognition and Computation (CO3) e coordena o Center for Research in Cognition & Neurosciences.

A sua investigação foca-se na compreensão dos mecanismos da consciência e as diferenças entre processamento consciente e inconsciente. Cleeremans foi presidente da Sociedade Europeia de Psicologia Cognitiva e atualmente é presidente da Associação para o Estudo Científico da Consciência. Membro da Royal Academy of Belgium, Cleeremans é também editor-chefe de campo na revista Frontiers in Psychology.

Em 2015, foi agraciado com o prestigiado prémio Ernest-John Solvay para ciências humanas pelo Belgian National Fund for Scientific Research. Axel Cleeremans é autor de vários artigos dedicados à consciência e editou vários livros, incluindo, com Tim Bayne e Patrick Wilken, o "Oxford Companion to Consciousness".

Axel Cleeremans