Fátima Carneiro

“Tenho o maior gosto na minha ligação à Fundação BIAL pelo contributo da mesma na divulgação da ciência de qualidade, compreendendo, entre outras iniciativas, o BIAL Award in Biomedicine, o Prémio BIAL de Medicina Clínica e o Prémio Maria de Sousa.”

Fátima Carneiro é Professora Catedrática da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Diretora do Serviço de Anatomia Patológica do Centro Hospitalar Universitário São João e Investigadora Sénior do Ipatimup/i3S. Foi Presidente da Sociedade Europeia de Patologia (2011-2013) e da Academia Nacional de Medicina de Portugal (2018-2020).

Foi-lhe atribuído o Prémio “Estímulo à Excelência” pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, pelo valor do curriculum vitae (2005) e foi condecorada pelo Presidente da República com a Ordem do Infante D. Henrique (Grande Oficial), pelo contributo para a ciência (2006). Foi eleita pelos pares da revista “The Pathologist” como o “Patologista mais influente do mundo” em 2018.

É co-autora de mais de 400 artigos científicos (Índice h:76) e de 26 capítulos de livros, incluindo publicações da UICC e IARC. Foi co-editora do livro da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre “Tumours of the Digestive System” (4ª edição) e membro permanente do Corpo Editorial da série de livros da OMS sobre a Classificação dos Tumores (5ª edição) (2018–2020). A sua atividade de investigação centra-se no estudo da etiopatogénese e patologia molecular do cancro do estômago.

Fátima Carneiro