Joana Palha

“Colaborar com a Fundação BIAL em iniciativas de promoção da investigação de jovens cientistas e do reconhecimento do mérito de investigadores consagrados, em biomedicina e promoção da saúde, é um privilégio que abraço com entusiasmo e empenho.”

Joana Palha (nascida no Porto em 1969), formou-se em bioquímica na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, doutorou-se ciências biomédicas no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, com o trabalho de tese efetuado na Universidade de Columbia (Nova Iorque), fez um pós-doutoramento na Universidade de Nova Iorque (Nova Iorque) e recentemente fez o mestrado em saúde pública, especialidade epidemiologia, no Instituto Karolinska (Estocolmo). É professora catedrática na Escola de Medicina da Universidade do Minho, Braga, Portugal.

A sua investigação, com mais de 100 publicações em revistas internacionais, tem incidido na área da endocrinologia, envelhecimento, doenças neuropsiquiátricas e políticas de saúde. Os seus trabalhos contribuíram para as atuais recomendações portuguesas de suplementação de iodo nas mulheres em preconceção, gravidez e aleitamento.

Tem estado envolvida em políticas educacionais e de ciência, em várias organizações científicas e agências financiadoras, incluindo a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, USA Society for Neuroscience, European Cooperation in Science and Technology, International Brain Research Organization, Organisation for PhD Education in Biomedicine and Health Sciences.

Joana Palha