José Cunha-Vaz

“A atribuição do Grande Prémio BIAL de Medicina 2012 foi particularmente importante para mim pois constituiu o reconhecimento do meu trabalho sobre a caracterização de diferentes fenótipos de progressão da Retinopatia Diabética, procurando identificar os indivíduos com diabetes tipo 2 que têm risco de desenvolvimento de complicações que causam perda da visão. Disse-me que estava no bom caminho e abriu importantes perspectivas para continuar a trabalhar no desenvolvimento de uma medicina personalizada no acompanhamento e tratamento da retinopatia diabética.”

José Cunha-Vaz, M.D., Ph.D. é Professor Emérito de Oftalmologia da Universidade de Coimbra, Portugal, e Presidente Honorário da Associação para a Inovação e Investigação Biomédica sobre Luz e Imagem (AIBILI). É Editor Honorário da revista Ophthalmic Research e Coordenador da Secção de Retinopatia Diabética e Doenças Vasculares da Retina da European Vision Institute Clinical Research Network (EVICR.net).

José Cunha-Vaz tem focado as suas atividades de investigação laboratorial e clínica na retinopatia diabética, tendo sido o primeiro a identificar a base anatómica da Barreira Hemato-Retiniana e a iniciar os estudos no desenvolvimento de medidas de fluorometria do vitreo e OCT-Leakage que permitem avaliação de alterações desta barreira.

Recebeu o Prémio Diaz Caneja da Universidade de Valladolid (1993), o Paul Henkind Award da Macula Society (1998), o Prémio Alcon do Research Institute (1998), a Eva Kohner Award da European Association for the Study of Diabetes (2008), a Medalha de Ouro Helmholtz da Sociedade Europeia de Oftalmologia (2008), a Medalha de Ouro Gian Battista Bietti da Sociedade de Oftalmologia Italiana (2010), o Prémio BIAL for Clinical Medicine (2012), o Prémio Weisenfeld of the Association for Research in Vision and Ophthalmology (2014), o Prémio Nacional de Saúde, (Portugal 2014), o Prémio Albert C. Muse Prize in Ophthalmology (2014), o Prémio Pfizer da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa (2015), a EURETINA Award Lecture (2016) e a Medalha de Ouro da Sociedade Española de Retina e Vitreo (2018). Foi eleito membro honorário da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, da Sociedade Espanhola de Oftalmologia e da International Retina Society - Club Jules Gonin. José Cunha-Vaz recebeu a Ordem de Mérito da Instrução Pública e a Ordem do Infante D. Henrique.

José Cunha-Vaz