Miguel Castelo-Branco

“A minha ligação à Fundação BIAL tem várias dimensões tangíveis e intangíveis, quer no apoio a projetos de investigação em neurociência cognitiva, quer na inspiração holística que tem trazido para a minha investigação, através dos seus Simpósios.”

Miguel Castelo-Branco nasceu em Coimbra, em 1967 onde se licenciou em Medicina. Foi aluno do programa de doutoramento em Medicina e Biologia da Fundação Gulbenkian cujo trabalho foi realizado no Instituto Max-Planck para a Investigação do Cérebro. Foi professor de Neurociência Cognitiva da Universidade de Maastricht, onde é atualmente Professor Afiliado e Investigador do Instituto Max-Planck.

Ganhou o Grande Prémio BIAL de Medicina em 2009 tendo sido em 2011, distinguido como Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Ganhou ainda o Prémio Obstbaum, da Academia Americana de Oftalmologia, bem como o prémio FLAD Life Sciences e 2 prémios Pfizer, entre outras distinções.

É coordenador da Rede Nacional de Imagiologia Cerebral e investigador responsável de vários projetos nacionais e europeus, com enfoque na investigação em translação envolvendo ensaios clínicos na áreas dos dispositivos médicos cerebrais em doenças do neurodesenvolvimento. É Vice-Presidente de uma Associação de doentes (APPDA-Coimbra) e tem experiência empresarial. Tem feito parte de várias Comissões organizadoras dos Simpósios da Fundação BIAL e foi Bolseiro da mesma Fundação em vários projetos.

Miguel Castelo-Branco