Apoios à Investigação Científica 2024/2025

Candidaturas abertas
Ver mais

Prémio Maria de Sousa 2024

Candidaturas abertas
Ver mais

Prémio BIAL de Medicina Clínica 2024

Candidaturas abertas
Ver mais

Fundação BIAL

Ver mais

Últimas Novidades

Não perca os nossos Destaques e Science Stories
Ver mais



Sobre nós

Ver mais



Prémios

Ver mais



Apoios

Ver mais



Simpósios

Ver mais

Notícias

Notícias

Stress da mãe durante a gravidez pode afetar o sono da criança na infância

Estudo revela que o stress psicossocial das mães durante a gravidez tem associações negativas com o sono dos filhos ao longo da infância.

Saber mais

Robôs têm de ser parecidos com humanos para confiarmos neles?

Investigação avaliou o nível de confiança dos humanos em robôs durante uma tarefa colaborativa, em função de estes terem ou não olhos.

Saber mais

O que têm em comum as experiências de quase morte e as experiências psicadélicas?

Investigadores analisaram as semelhanças e diferenças entre uma experiência de quase morte e uma experiência induzida por uma droga psicadélica.

Saber mais

Notícias

Presidente da República condecora Fundação BIAL nos seus 30 anos

O Presidente da República entregou, no dia 20 de fevereiro, as insígnias de Membro Honorário da Ordem do Mérito à Fundação BIAL.

Saber mais

A influência das referências espaciais ambientais na autoperceção de movimento

Quando caminharmos pelos arredores, para nos movimentar estamos constantemente a basear-nos em sinais internos do sistema vestibular, juntamente com referências espaciais visuais e acústicas do ambiente. No entanto, a interação entre os sinais internos e as referências espaciais ambientais ainda não é totalmente compreendida. Para suprir esta lacuna, Elisa Ferrè, investigadora principal do projeto de investigação 41/20 - Luminous dancing fairies in weightlessness: How gravity shapes conscious experiences, apoiado pela Fundação BIAL, pretendeu investigar a influência das referências espaciais visuais e auditivas ambientais na autoperceção de movimento. Uma tarefa de deteção de automovimento foi administrada a vinte e seis participantes saudáveis, na qual eles foram solicitados a detetar breves sensações de automovimento induzidas por estimulação galvânica vestibular de baixa intensidade. Os participantes realizaram esta tarefa com ou sem uma referência espacial visual ou acústica posicionada diretamente à sua frente. Os resultados indicaram que a referência visual espacial aumentou a sensibilidade para detetar o automovimento. Por outro lado, a referência espacial acústica não influenciou a sensibilidade ao automovimento. Isto parece sugerir uma interação específica entre os sistemas visual e vestibular na perceção do automovimento. Mais informações disponíveis no artigo paper Spatial Sensory References for Vestibular Self-Motion Perception publicado na revista Multisensory Research.

Saber mais

BIAL Award in Biomedicine 2023: cerimónia de entrega

O trabalho vencedor do BIAL Award in Biomedicine 2023, selecionado entre 70 nomeações, será anunciado no dia 20 de fevereiro de 2024, às 18:00.

Saber mais