Em homenagem à médica e grande investigadora Maria de Sousa, a Ordem dos Médicos e a Fundação Bial promovem, em parceria exclusiva e a partir de 2021, o Prémio Maria de Sousa, que visa galardoar e apoiar jovens investigadores científicos portugueses, até aos 35 anos, em projetos de investigação na área das Ciências da Saúde, incluindo obrigatoriamente um estágio num centro internacional de excelência.
Com um valor até 150 mil euros, este Prémio, que conta com o alto patrocínio do Presidente da República, visa apoiar até cinco projetos de investigação científica que se encontrem em curso, ou a iniciar, por um prazo máximo de dois anos.
Maria de Sousa será sempre recordada como uma personalidade ímpar da ciência a nível mundial, que marcou de forma incontornável não só o desenvolvimento científico e académico em Portugal, como também o percurso e a história desta Fundação. Ao premiar jovens investigadores estamos a perpetuar o trabalho único de Maria de Sousa, que sempre procurou criar condições para que os jovens cientistas pudessem concretizar os seus sonhos.
Próxima Edição - 2026
O Prémio Maria de Sousa visa galardoar e apoiar até cinco jovens investigadores científicos portugueses, com idade igual ou inferior a 35 anos, em projetos de investigação na área das Ciências da Saúde.
Visa premiar até:
5 candidaturas | €30.000 cada | €150.000 valor total
Júri
Presidente
Rui Costa
Vogais
Maria do Carmo Fonseca
Miguel Castelo-Branco
Joana Palha
João Relvas