O que têm em comum as experiências de quase morte e as experiências psicadélicas?

Investigadores analisaram as semelhanças e diferenças entre uma experiência de quase morte (EQM), durante um estado de coma, e uma experiência induzida por uma droga psicadélica. Apesar de ambas apresentarem temas comuns, como a transcendência do espaço-tempo ou a dissolução do ego, na EQM foi experienciada a revisão da vida, encontro com entidade falecida e limiar sem retorno.

Em 1994, Stanislav Grof, um dos fundadores da psicologia transpessoal, relatava ter encontrado alta comparabilidade entre o LSD e uma EQM subsequente. No entanto, além do estudo de Grof, não há registo de outros trabalhos de investigação que se tenham focado em sujeitos que tiveram uma EQM e uma experiência induzida por uma substância psicadélica, bem como nas suas reflexões pessoais de comparabilidade. Registava-se assim uma lacuna no estudo da relação entre a EQM e a experiência induzida pela droga psicadélica endógena altamente potente denominada 5-Methoxy-DMT (5MeO-DMT).

Com o apoio da Fundação BIAL, Pascal Michael e colaboradores analisaram as semelhanças e diferenças entre uma EQM, durante um estado de coma, e uma experiência induzida pela droga psicadélica 5-MeO-DMT. No artigo “This is your brain on death: a comparative analysis of a near-death experience and subsequent 5-Methoxy-DMT experience”, publicado em junho na revista científica Frontiers in Psychology, apresentam um estudo de caso de um indivíduo caucasiano de 54 anos da América do Norte que é popularmente documentado por ter tido uma profunda experiência de quase morte enquanto estava num estado de coma causado por meningoencefalite bacteriana. Além disso, o indivíduo também passou posteriormente por uma experiência com 5MeO-DMT.

Os investigadores da Universidade de Greenwich e do Imperial College (Reino Unido) realizaram uma entrevista semiestruturada com o sujeito sobre a sua EQM e a experiência com 5MeO-DMT, analisando em seguida  os temas emergentes semelhantes e diferentes entre as duas experiências, com ênfase particular nas perceções do sujeito sobre as semelhanças e diferenças entre as mesmas.

De forma global, observou-se um elevado nível de comparabilidade entre a EQM e a experiência psicadélica, emergindo temas comuns, tais como transcendência do espaço-tempo, dissolução do ego e amor universal. No entanto, surgiram também temas específicos nas EQM que não estavam presentes na experiência psicadélica, designadamente a revisão da vida, o encontro com uma entidade falecida e o limiar sem retorno. Esta descoberta reitera um estudo adicional atualmente em revisão pelos autores, também financiado pela Fundação BIAL, comparando um psicadélico semelhante, NN-DMT, e a EQM.

Apesar das convergências observadas nos vários domínios mencionados, as experiências foram consideradas totalmente diferentes pelo próprio participante em várias dimensões, razão pela qual o participante argumenta que a sua EQM não deve ser atribuída a psicadélicos endógenos.

Neste estudo foram discutidos vários mecanismos que poderiam potencialmente explicar a EQM, incluindo a hipótese especulativa de correlação entre a EQM do participante e a maneira única pela qual a meningoencefalite bacteriana afetou o córtex do sujeito, o que pode imitar a ação de psicadélicos.

Saiba mais sobre o projeto “A Comparison of NN-DMT, Changa & 5-MeO-DMT and the Near-death Experience: Qualitative analyses and reviews of the neuroscience” aqui.