Intervenção online baseada em mindfulness melhora memória e atenção de idosos

Equipa de investigação avaliou os resultados cognitivos, psicológicos e fisiológicos, a curto e longo prazo, de uma intervenção baseada em mindfulness de 8 semanas, num grupo de idosos saudáveis. Os resultados indicaram que os participantes melhoraram em vários domínios, incluindo memória verbal, atenção alternada e funções executivas.

Considerando que o envelhecimento populacional é uma das tendências mais significativas do século XXI, e que no mundo uma em cada 9 pessoas tem 60 anos de idade ou mais (dados do Fundo de População das Nações Unidas), o desenvolvimento de estratégias eficazes para manter uma boa saúde mental nos adultos mais velhos é uma prioridade de saúde pública.

Apesar de se saber que as intervenções baseadas em mindfulness (em inglês MBI -mindfulness-based intervention) têm potencial para melhorar o bem-estar psicológico e as funções cognitivas dos adultos mais velhos, pouco se conhece sobre o efeito de tais intervenções quando realizadas através da internet.

Foi neste contexto que, durante a pandemia da COVID-19, com o apoio da Fundação BIAL, Samantha Galluzzi e colaboradores avaliaram os efeitos cognitivos, psicológicos e fisiológicos a curto e a longo prazo de uma MBI online realizada através de videoconferência com idosos saudáveis.

Durante 8 semanas, 50 adultos com idade entre os 60 e os 75 anos participaram numa MBI com sessões de grupo estruturadas de 2 horas semanais. Foram realizadas avaliações cognitivas (memória verbal, atenção e velocidade de processamento, funções executivas) e psicológicas (sintomas de depressão e ansiedade, atenção plena, preocupações, estratégias de regulação das emoções, bem-estar, consciência interoceptiva e sono). Além disso, foram registados dados de eletroencefalografia (EEG) antes e depois da MBI e após 6 meses.

No artigo Cognitive, psychological, and physiological effects of a web-based mindfulness intervention in older adults during the COVID-19 pandemic: an open study, publicado em fevereiro na revista científica BMC Geriatrics, os investigadores revelam que os participantes melhoraram em vários domínios, incluindo memória verbal, atenção alternada e funções executivas, consciência interoceptiva e ruminação entre o antes e o depois da MBI e no follow-up de 6 meses.

As mudanças mais significativas, com tamanhos de efeito médios, foram observadas na memória verbal imediata e na autorregulação na consciência interoceptiva, e estas melhorias mantiveram-se 6 meses depois. Além disso, o estudo revelou alterações na modulação da atividade alfa1 e alfa2 do EEG, que se correlacionaram com melhorias na atenção alternada, função executiva e ruminação.

De acordo com Samantha Galluzzi, investigadora do IRCCS - Istituto Centro San Giovanni Di Dio Fatebenefratelli (Itália), os resultados obtidos “são promissores pois demostraram que uma MBI através da internet com adultos mais velhos conduz a melhorias nas medidas cognitivas e psicológicas, com modulações associadas em ritmos cerebrais específicos”.

Saiba mais sobre o projeto “104/18 - Effect of mindfulness on EEG brain activity for cognitive and psychological well-being in the elderly” aqui.

Intervenção online baseada em mindfulness melhora memória e atenção de idosos