Com o objetivo de incentivar a pesquisa médica e divulgar obras de grande repercussão na área da investigação médica, em 1984 foi criado o Prémio Bial. Decorreu, desde essa data, bianualmente, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, e os patrocínios do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e da Ordem dos Médicos.
Reconhecendo e distinguindo a investigação básica e clínica, o Prémio Bial afirmou-se como um dos maiores galardões na área da Saúde em toda a Europa. Até à edição de 2016, contemplou duas modalidades: o Grande Prémio Bial de Medicina, destinado a galardoar obras intelectuais escritas, de índole médica, com tema livre, representativas de uma investigação de grande qualidade e relevância científica; e o Prémio Bial de Medicina Clínica com o objetivo de galardoar um tema livre de elevada qualidade intelectual, dirigido à prática clínica e em que pelo menos um dos autores tem de ser médico nacional de um país de expressão oficial portuguesa.
Ao longo das edições realizadas, este galardão, no valor global de 120 mil euros, acompanhou a evolução e as tendências da Medicina, tendo premiado diversos trabalhos no âmbito das doenças civilizacionais, genética, medicina molecular, imagiologia, terapêuticas substitutivas e regenerativas, entre muitos outros.
Desde a sua instituição, o Prémio Bial analisou 720 obras candidatas e mobilizou 1853 investigadores, médicos e cientistas de 21 países. Em 21 edições, distinguiu 111 trabalhos de 316 autores, tendo sido editadas e distribuídas gratuitamente aos profissionais de saúde 43 obras premiadas, num total de mais de 326.000 exemplares.
Próxima Edição - 2026
O Prémio Bial de Medicina Clínica visa galardoar uma obra intelectual original, com uma componente de investigação clínica associada, que represente um trabalho com resultados de grande qualidade e relevância. Pelo menos um dos autores tem de ser médico nacional de um país de expressão oficial portuguesa.
Prémio Bial de Medicina Clínica | €100.000
Menções Honrosas (máximo duas) |€10.000
Leia o regulamento e comece já a preparar a sua obra!
Mensagem do Presidente do JúriJaime Branco
“Incentivo todos os Colegas, que o desejem, para concorrer ao Prémio Bial de Medicina Clínica 2026. Têm ainda alguns meses, antes de poderem entregar os vossos trabalhos. Mas é mesmo por isso que vos venho lembrar, ser hora de preparar e ultimar as obras, que querem submeter a este concurso. Bom trabalho e Felicidades.”
Júri
Presidente
Jaime Branco
Vogais
Miguel Castelo-Branco
Faculdade de Ciências da Saúde - U. Beira Interior
Helena Cortez-Pinto
Faculdade de Medicina - U. Lisboa
Henrique Cyrne Carvalho
Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - U. Porto
Ricardo Fontes de Carvalho
Faculdade de Medicina - U. Porto
Cristina Nogueira-Silva
Escola de Medicina - U. Minho
Roberto Palma dos Reis
Faculdade de Ciências Médicas | Nova Medical School - U. Nova de Lisboa
Isabel Palmeirim
Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas - U. Algarve
Isabel Santana
Faculdade de Medicina - U. Coimbra