Apoios à Investigação Científica 2024/2025

Candidaturas abertas até 31 de agosto

Candidaturas abertas até 31 de maio

Candidaturas abertas até 31 de agosto

Vai escolher o de sempre ou arriscar?

Escolhemos sempre o mesmo caminho de regresso a casa, mas um dia decidimos arriscar um percurso alternativo. O que nos leva a tomar esta decisão?

Sonhar enquanto se dorme e “sonhar acordado”: diferenças e semelhanças

Sabia que os sonhos “diurnos” refletem acontecimentos dos dois dias anteriores, enquanto os sonhos “noturnos” se assemelham a um enredo de ficção?

Artigo publicado em revista com alto factor de impacto

No âmbito do projeto de investigação 44/16 - Inducing and measuring plasticity in response control mechanisms in the human brain, apoiado pela Fundação BIAL, e conduzido pela investigadora principal Alejandra Sel, da Universidade de Oxford, foi publicado o artigo Increasing and decreasing interregional brain coupling increases and decreases oscillatory activity in the human brain na revista científica com alto factor de impacto PNAS - Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America.

O impacto dos neuromoduladores em comportamentos exploratórios

Dichotomous dopaminergic and noradrenergic neural states mediate distinct aspects of exploitative behavioral states representa a mais recente publicação do projeto 413/14 - The role of dopamine in behavioral exploration and action selection liderado por Aaron Koralek e apoiado pela Fundação BIAL.

Universidade de Lisboa atribui grau de Doutor Honoris Causa a Luís Portela

O Presidente da Fundação BIAL, Luís Portela, foi distinguido com o grau de Doutor Honoris Causa, atribuído pela Universidade de Lisboa, sob proposta da Faculdade de Medicina. A cerimónia de atribuição do grau decorreu no dia 9 de setembro no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, podendo ser revista no canal Youtube da Universidade.