14º Simpósio
“Aquém e Além do Cérebro”

3 a 6 de abril 2024
Inscrições abertas

Candidaturas abertas

Candidaturas abertas

Apoios à Investigação Científica

Nas áreas da Psicofisiologia e Parapsicologia

Vai escolher o de sempre ou arriscar?

Escolhemos sempre o mesmo caminho de regresso a casa, mas um dia decidimos arriscar um percurso alternativo. O que nos leva a tomar esta decisão?

Sonhar enquanto se dorme e “sonhar acordado”: diferenças e semelhanças

Sabia que os sonhos “diurnos” refletem acontecimentos dos dois dias anteriores, enquanto os sonhos “noturnos” se assemelham a um enredo de ficção?

Experiências transcendentais dos peregrinos de Lurdes

A equipa liderada por Paul Dieppe publicou no Journal of Religion and Health o artigo Transcendent Experiences Among Pilgrims to Lourdes: A Qualitative Investigation, sumariando alguns dos resultados do projeto de investigação 118/16 - The experiences of participants in religious healing rituals in Lourdes: The role of noetic meaning and identity shift, apoiado pela Fundação BIAL.

Luís Portela distinguido com Medalha de Mérito da Ciência

Luís Portela, Presidente da Fundação BIAL, recebeu hoje a Medalha de Mérito da Ciência, atribuída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A Medalha foi entregue durante o evento “E se? A Ciência e a Cultura Científica no futuro da Europa”, que teve lugar na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, no Porto. Além de Luís Portela, receberam também hoje a Medalha de Mérito da Ciência, Artur Santos Silva e Manuel Sobrinho Simões.

Prémio Maria de Sousa aumenta valor do prémio para 125 mil euros e passa a ter cinco vencedores

A Ordem dos Médicos e a Fundação BIAL decidiram alargar o número de investigadores apoiados e o valor global do Prémio Maria de Sousa, o que passará a vigorar na presente e em futuras edições. O prémio, lançado em homenagem à imunologista Maria de Sousa, vai ter um valor total de até 125 mil euros e distinguir cinco vencedores.