Candidaturas abertas até 31 de maio

Apoios à Investigação Científica 2024/2025

Candidaturas abertas até 31 de agosto

Candidaturas abertas até 31 de agosto

Mulheres mostram maior apetência para o multitasking?

Estudo com 167 participantes do Reino Unido concluiu que as mulheres acreditam ter maior propensão para o multitasking do que os homens.

O que nos lembramos dos sonhos varia com a idade?

Estudo revela que não há diferenças relevantes entre a recordação dos sonhos em jovens adultos e em idosos.

Estudos sobre alegadas memórias de vidas passadas

Sabia que a maioria dos estudos sobre alegadas memórias de vidas passadas foram realizados sobretudo em países da Ásia?

Nobel da Medicina 2023 atribuído a cientistas que venceram a última edição do BIAL Award in Biomedicine

A Fundação BIAL felicita e presta homenagem a Katalin Karikó e Drew Weissman, distinguidos hoje com o Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina 2023, pelas suas descobertas que permitiram o desenvolvimento de vacinas eficazes baseadas na tecnologia de mRNA para prevenir a COVID-19.

Será possível adivinhar quem está a ligar?

Algumas pessoas afirmam adivinhar quem está a ligar ao ouvir uma chamada telefónica, sem usar quaisquer meios convencionais de obtenção de informação. Alguns destes casos estão, sem dúvida, relacionados com uma combinação de coincidência, memória seletiva, expectativa e antecipação inconsciente, em função do padrão temporal de chamadas telefónicas com determinadas pessoas. No entanto, será que estes palpites advêm de um processo de transferência de informação, comummente designado de telepatia? Para estudar esta possibilidade, Helané Wahbeh, investigadora principal do projeto de investigação 108/20 - A telephone telepathy study: Does genetic relatedness influence psychic abilities?, apoiado pela Fundação BIAL, realizou um estudo transversal que envolvia grupos de três participantes (tríades) que tentavam adivinhar quem estava a ligar em 12 chamadas; em seis o servidor web escolheu aleatoriamente o emissor antes do palpite do recetor (telepático/pré-selecionado), e noutras seis o emissor foi selecionado após o palpite do recetor (precognitivo/pós-selecionado). O acerto foi significativamente acima do esperado por mero acaso para os ensaios telepáticos/pré-selecionados, mas não para os ensaios precognitivos/pós-selecionados. Para mais informações consulte o artigo Who's calling? Evaluating the accuracy of guessing who is on the phone, publicado na revista científica Explore.

O que lembramos de um filme?

Matteo Frisoni, investigador principal do projeto de investigação 384/20 - Schema-based temporal memory in parietal cortex (SCHETEMP), apoiado pela Fundação BIAL, avaliou com que grau dois grupos de participantes de jovem adultos (20-30 anos) e meia-idade (40–55 anos) recordam, passado uma semana, informação verbal detalhada (ou seja, diálogos), bem como informações semânticas e elementos espácio-temporais (isto é, “o quê”, “onde” e “quando”) de filmes. Os resultados indicam que a deterioração da memória ao longo de uma semana afeta principalmente a dimensão verbal auditiva de eventos complexos, tanto em termos de precisão da memória como de confiança, enquanto as informações sobre “o quê” (objetos/personagens), “onde” (espacial) e “quando” (temporais) parecem estar mais bem preservadas. Além disso, os jovens adultos são mais precisos e confiantes do que os participantes de meia-idade. Para saber mais, leia o artigo “Long-term memory for movie details: selective decay for verbal information at one week” publicado na revista científica Memory.