Biólogo, Bolseiro de investigação no Institute of Noetic Sciences, Califórnia (EUA), e no Schumacher College (Reino Unido). De 2005 a 2010, foi Diretor do programa Perrott-Warrick, financiado pelo Trinity College, Cambridge (Reino Unido), conduzindo investigação sobre capacidades inexplicáveis dos humanos e animais. Os seus interesses de investigação incluem morfogénese, comportamento animal e fenómenos inexplicáveis, como a telepatia, a sensação de estar a ser observado e as premonições. É autor e coautor de vários livros, incluindo: “Dogs that know when their owners are coming home” (1999), “A ciência da prática espiritual” (2018), e “A ilusão científica: os 10 dogmas da ciência moderna” (2023).
Estudou Ciências Naturais na Universidade de Cambridge (Reino Unido), Filosofia e História da Ciência na Universidade de Harvard (EUA), e obteve um doutoramento em Bioquímica pela Universidade de Cambridge.
Foi membro do Clare College, Universidade de Cambridge, onde trabalhou em bioquímica e biologia celular com uma bolsa de investigação do Royal Society Rosenheim. Trabalhou como Fisiologista Principal de Plantas e, posteriormente, como Consultor, no International Crops Research Institute for the Semi-Arid Tropics (Índia). Foi, ainda, Professor Visitante e Diretor Académico do Programa de Pensamento Holístico no Graduate Institute, Connecticut (EUA).