Prémio Maria de Sousa aceita candidaturas até 31 de maio

A Ordem dos Médicos e a Fundação BIAL estão a divulgar a segunda edição do Prémio Maria de Sousa, lançado em 2020 em homenagem à imunologista e grande investigadora portuguesa Maria de Sousa, vítima da Covid-19.

O Prémio Maria de Sousa visa galardoar e apoiar jovens investigadores científicos portugueses até aos 35 anos, residentes em Portugal ou no estrangeiro, em projetos de investigação na área das ciências da saúde, incluindo obrigatoriamente um estágio num centro internacional de excelência.

No total, o prémio vai distribuir até 150 mil euros por um máximo de cinco vencedores, um aumento de 25 mil euros face à primeira edição.

As candidaturas encerram a 31 de maio e têm de ser apresentadas individualmente, não sendo admitidas candidaturas por grupos de investigadores.

O neurocientista Rui Costa é novamente o Presidente do Júri e recorda que este Prémio continua a obra da cientista Maria de Sousa na construção de uma escola sem fronteiras, uma escola de novos cientistas portugueses ligados ao resto do mundo e que serão o alicerce de uma sociedade onde o conhecimento cria valor e muda a forma como vivemos.”

Para além de Rui Costa, o júri é composto por investigadores que foram muito próximos de Maria de Sousa: Maria do Carmo Fonseca, presidente do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), Graça Porto,  diretora do grupo de investigação sobre a biologia do ferro do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto, Miguel Castelo-Branco, diretor do Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional (CIBIT) da Universidade de Coimbra, e Joana Palha, professora catedrática da Escola de Medicina da Universidade do Minho.

O regulamento, formulário de candidatura e mais informação sobre esta edição estão disponíveis aqui.