Luís Portela recebe Prémio Universidade de Lisboa

O Prémio Universidade de Lisboa 2022 foi atribuído ao Presidente da Fundação BIAL, Luís Portela, no dia 22 de fevereiro, em reconhecimento do “impacto social, a personalidade inovadora, o empreendedorismo singular e a liderança visionária que o tornam influente em Portugal e no mundo, na área da inovação em saúde”.

O Prémio Universidade de Lisboa tem como objetivo distinguir e premiar uma individualidade de nacionalidade portuguesa ou estrangeira, que tenha contribuído de forma notável para o progresso e o engrandecimento da Ciência e/ou Cultura e para a projeção internacional do país.

“É com imensa honra e sentido de responsabilidade que recebo esta importante distinção da Universidade de Lisboa, precisamente no ano em que BIAL celebra os seus 100 anos e a Fundação BIAL assinala três décadas de existência”, sublinha Luís Portela.

O Júri do Prémio Universidade de Lisboa 2022, presidido pelo Reitor Luís Ferreira, inclui como membros Emílio Rui Vilar (vice-presidente), António Cruz Serra, António M. Feijó, António Nóvoa, Maria Manuel Mota, João Vieira Pereira, José F.F. Tavares, Maria Isabel Stilwell, Leonor Beleza, Joana Carneiro e Maria Lúcia Amaral.

Na sua nona edição, o Prémio Universidade de Lisboa, distinguiu em anos anteriores personalidades como Adriano Moreira, Maria de Sousa, António Guterres, Maria do Carmo Fonseca, Gonçalo M. Tavares, entre outras figuras de relevo nacional e mundial.