Investigadores apoiados pela Fundação BIAL conduzem projeto para identificar como expressões faciais são entendidas pelo cérebro

Grupo do Porto e de Londres – University College London

Com o apoio da Fundação BIAL, um grupo investigadores do Porto e de Londres (University College London) está a conduzir um projeto para identificar a forma como as expressões faciais são entendidas pelo cérebro, cujos resultados podem permitir o desenvolvimento de instrumentos de avaliação psicológica que possam auxiliar no diagnóstico de perturbações, como o autismo, que afetam a perceção emocional e o comportamento.

A investigação foi destacada nos meios de comunicação portugueses, nomeadamente no Diário de Notícias, SIC Notícias Online ou Notícias ao Minuto, entre outros.

O apoio ao projeto 242/14 - The role of affective dimensions in the perception of facial expressions of emotion: Neuropsychophysiological, developmental, and neuroimaging examination of an affective predictive coding framework foi concedido na edição de 2014.

Há mais de duas décadas que a Fundação BIAL apoia projetos cuja investigação é centrada no ser humano saudável, nomeadamente em áreas ainda pouco exploradas.

Está a decorrer mais uma edição de Apoios à Investigação Científica com candidaturas até 31 de agosto. Saiba mais em Apoios à Investigação Científica 2018/2019.