Diretor fundador do Brain, Belief, & Behaviour Lab da Universidade de Coventry (Reino Unido), onde é Professor Associado, e Diretor de Estudos em Psicologia no SCIO — Scholarship and Christianity em Oxford (Reino Unido). Especialista na ciência da meditação, e na interação entre aspetos cognitivo-comportamentais e biológicos de práticas e experiências espirituais. É coautor do livro “Como a meditação pode (ou não) mudar a sua vida” (2015) e editor-chefe do “Oxford Handbook of Meditation” (2021).
Formado em Psicologia e Terapia Cognitivo-Comportamental pela Universidade de Lisboa (Portugal), obteve o doutoramento em Psicologia Experimental pela Universidade de Oxford (2000-2004) e um mestrado em Religião/Experiência Religiosa pela Universidade de Gales, Lampeter (2005).
Foi Investigador pós-doutorado nas Universidades de Cambridge e Oxford (2005-2007) e Professor de Psicologia Experimental na Universidade de Oxford (2008-2013). Em 2010, iniciou, em colaboração com a Prison Phoenix Trust, o primeiro ensaio clínico randomizado sobre os efeitos do yoga e da meditação em presos.