Professor Emérito de Medicina Complementar na Universidade de Exeter (Reino Unido) e coautor do “Trick or treatment? Alternative medicine on trial” (2008) e do “More harm than good? The moral maze of complementary and alternative medicine” (2018), entre outros livros. Tem sido Colunista em diversas revistas/jornais, tais como: BMJ, GP, MMW, PJ, The Guardian, The Independent, The Spectator, Publikum, Skeptic Magazine, Die Welt, L’Express, Der Spiegel, entre outros. O seu trabalho foi agraciado com mais de uma dúzia de prémios, incluindo o John Maddox Prize em 2016. Os seus interesses de investigação focam-se na avaliação crítica dos vários aspetos da medicina complementar e alternativa.
Estudou Psicologia e Medicina na Universidade de Munique Ludwig Maximilians (Alemanha). Em 1977, qualificou-se como médico em Munique, onde também completou as suas teses de mestrado e doutoramento. Recebeu formação em acupuntura, treino autogénico, fitoterapia, homeopatia, terapia de massagem e quiropraxia.
Foi Professor de Medicina Física e Reabilitação na Hannover Medical School (Alemanha) e Diretor do Departamento de Medicina Física e Reabilitação na Universidade de Viena (Áustria). Em 1993 iniciou funções na Universidade de Exeter (Reino Unido) e estabeleceu a primeira cátedra do mundo em Medicina Complementar.